Limoeiro
(Citrus limon / latifolia)

  • Sabor: Ácido refrescante.
  • Uso: Culinária, sucos, temperos e limpeza natural.
  • Altura: 2 a 4m.
  • Colheita: Durante o ano todo.
Gostei gostaria de orçar!
Origem:

O limoeiro é originário da região do sudeste da Ásia, especialmente Índia e Malásia. Foi espalhado pelo mundo através das rotas comerciais, chegando às Américas com os colonizadores europeus.

Usos

O limão é rico em vitamina C, fortalece o sistema imunológico e tem ação antioxidante e antibacteriana. É amplamente usado na culinária, em sucos, temperos e sobremesas. Suas cascas, folhas e óleos também são utilizados em cosméticos e remédios naturais.

Cuidados

O limoeiro necessita de podas regulares, adubação equilibrada e controle de pragas como cochonilhas e pulgões. Também é essencial manter o solo úmido sem encharcar, especialmente nos períodos secos.

Cultivo
  • Sol pleno (mínimo 6 horas por dia).
  • Solo fértil e bem drenado.
  • Rega regular, sem encharcar.
  • Poda anual leve para arejamento da copa.

O limoeiro prefere clima tropical a subtropical, com sol pleno e solo bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. Requer irrigação regular e podas para manter a saúde e estimular a frutificação.

Dica: Pode ser cultivada em vaso grande com adubação regular. Ideal para quintais, jardins ou varandas ensolaradas.

Curiosidades

O limoeiro é uma árvore perene que pode viver mais de 50 anos e atingir até 6 metros de altura. Originário do sudeste da Ásia, o limão foi levado ao Oriente Médio e Europa por árabes, e depois às Américas por portugueses e espanhóis. Existem várias espécies de limão, como o Tahiti, Siciliano e Cravo, cada uma com características distintas. O limão já foi usado como moeda de troca por seu valor medicinal. Durante longas viagens marítimas, era essencial para prevenir o escorbuto entre os marinheiros. Além disso, o limão é símbolo de limpeza e purificação em várias culturas.

Plantas relacionadas!

Confira outras opções!

Jabuticaba híbrida
(Myrciaria spp.)
Acerola
(Malpighia emarginata)
Manga
(Mangifera indica)
Oliveira
(Olea europaea)
Cítricas
(Citrus spp.)
Lichia
(Litchi chinensis)
Mangueira
(Mangifera indica L)
Pereira
(Pyrus communis)
Romãzeira
(Punica granatum)
Aceroleira
(Malpighia emarginata)